As variações climáticas influenciam no desenvolvimento da obesidade?

As variações climáticas influenciam no desenvolvimento da obesidade?

As variações climáticas são referidas por vários autores como estando associadas a mudanças nos níveis de atividade física e maior incidência de estados de morbilidade.

Alterações cognitivas e mudanças fisiológicas podem ser notadas em épocas especificas do ano, como por exemplo nos períodos de inverno e outono, onde nota-se níveis calóricos e de colesterol mais elevados. O armazenamento de energia é significativamente influenciado por mudanças no meio ambiente, influenciando assim o metabolismo.

Visto isso, o sistema nervoso central normalmente coordena a atividade rítmica em todo o corpo (agindo via sistema nervoso autônomo, regulação de temperatura, secreção hormonal, sono e comportamento alimentar) sendo esse fenômeno conhecido como “relógio biológico”. O acúmulo de todas essas evidências sugerem que o rompimento desse relógio biológico possa contribuir para distúrbios metabólicos e predispor à obesidade.

Outra coisa importante a ser citada é que na sociedade moderna o impacto do gasto de energia para o equilíbrio da temperatura corporal diminuiu. Com o uso de ar condicionado e aquecedores de ambiente, o corpo não precisa mais se adaptar já que os aparelhos mantêm a temperatura ideal, proporcionando menor gasto de energia. O uso destes auxílios artificiais reduz também a exposição dos indivíduos às variações da temperatura ambiente. No entanto, essas variações naturais contribuem para o ajuste normal do relógio biológico por um período de 24 horas; o uso prolongado desses auxílios diminui esta sincronização e pode aumentar o risco de desenvolver desequilíbrios entre o ambiente com o metabolismo corporal. Estes desalinhamentos tem sido uma das razões de alterações no metabolismo e termorregulação influenciando dentre outras coisas no gasto calórico.

Matéria escrita por:
Naiana Anchieta Mendes Melo

Nenhum comentário

Adicione seu comentário