Quais as preferências alimentares do seu filho?
As crianças desenvolvem suas preferências alimentares observando as escolhas dos pais, de colegas e a partir da vontade de experimentar novos alimentos. A disponibilidade e a exposição repetida aos alimentos adequados são fundamentais para o desenvolvimento das preferências e podem superar o desagrado a determinados alimentos.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mostraram que os alimentos mais consumidos por adolescentes são: arroz, feijão, café, pão, carne, sucos e refresco em pó, refrigerantes, aves, ovos e salgados fritos. Quando avaliaram os alimentos consumidos fora de casa encontraram como TOP 10: salgadinho industrializado, sorvete, salada de frutas, salgados fritos e assados, doce de leite, sanduíches, pizza, chocolates, refrigerantes e bolos e biscoitos diet/light.
Através de pequenas atitudes os pais podem incentivar melhores escolhas alimentares dos filhos:
– Fazer refeições em família auxilia a ter refeições equilibradas;
– Evitar comer fora de casa com frequência;
– Evitar comer com distrações (TV, computador ou celular). Comer em frente a esses aparelhos predispõe a maior ingestão de alimentos pouco nutritivos;
– Facilitar o acesso da criança/adolescente a alimentos como frutas e legumes, além de variar no preparo e apresentação desses alimentos;
– Evitar a compra de alimentos ultraprocessados*.
Pensando nisso, o projeto “Solução Inteligente de Enfrentamento da Obesidade Infantil Utilizando o Potencial da Internet das Coisas” – OCARIoT pretende desenvolver uma tecnologia baseada em dispositivos móveis, inteligência artificial e estratégias de gamificação, para monitorar em tempo real informações de saúde das crianças, tais como: atividade física, sono, alimentação, hábitos e preferências alimentares. A partir desses dados serão propostas através de um aplicativo, orientações, missões e desafios personalizados (um plano de ação para mudança de comportamento) para a criança com o objetivo de favorecer melhores escolhas alimentares e de estilo de vida.
*Obs.: Não sabe como identificar um alimento ultraprocessado? Dá uma olhada em outra matéria que fizemos sobre isso.
Dayanna Magalhães dos Reis
Nutricionista e Mestranda em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.
Nossas Redes Sociais:
https://www.facebook.com/ocariotbrasil/
https://twitter.com/ocariotbrasil
https://www.linkedin.com/in/ocariotbrasil/
https://www.instagram.com/ocariotbrasil/
https://www.youtube.com/channel/UCMv0D91JivYAQTd8Zn30svw…
Nenhum comentário