Tempo de tela x Sedentarismo

Tempo de tela x Sedentarismo

Hoje em dia, é inevitável o contato com a tecnologia e isso ninguém pode negar. Muito menos que vários aparelhos eletrônicos como tablets, smartphones, notebooks e a televisão são parte importante do cotidiano dos dias atuais. O que se coloca em questão é o equilíbrio quanto ao tempo de uso desses equipamentos. O “Tempo de Tela” está diretamente associado ao comportamento sedentário. Tempo de Tela é o termo utilizado por pesquisadores para definir a quantidade em minutos que um indivíduo passa utilizando dispositivos eletrônicos.

A elevada prevalência de crianças e adolescentes expostos a tempos excessivos de tela, causa preocupação devido a sua associação com uma série de problemas de saúde, como excesso de peso corporal e obesidade, alterações na glicose e colesterol sanguíneos, baixo rendimento escolar, diminuição do convívio social e menores níveis de atividade física. Isso aponta o relatório do Health Behaviour in School-Age Children (HBSC).

Pensando nisso, instituições do Brasil e da Europa se juntaram no projeto “Solução Inteligente de Tratamento da Obesidade Infantil por meio do Potencial da Internet das Coisas” (em inglês, OCARIoT). A iniciativa pretende desenvolver uma tecnologia baseada em sensores em rede (IoT) e sistemas interativos, para monitorar em tempo real informações do dia a dia das crianças: atividades físicas realizadas, batimentos cardíacos, queima calórica, refeições etc, identificando o perfil de saúde dessa criança e lançar desafios e informações educativas baseadas nesse perfil. O objetivo é promover mudanças de hábitos saudáveis a esses indivíduos, por meio de estratégias em forma de games em aplicativos juntando hábitos saudáveis e uso de aparelhos eletrônicos.

Danilo Marreiro.
Graduando em Educação Física (UNIFOR)

Redes Sociais do OCARIoT:

https://www.facebook.com/ocariotbrasil/
https://twitter.com/ocariotbrasil
https://www.linkedin.com/in/ocariotbrasil/
https://www.instagram.com/ocariotbrasil/
https://www.youtube.com/channel/UCMv0D91JivYAQTd8Zn30svw…

Nenhum comentário

Adicione seu comentário